Alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Turvelândia receberá NOVOS UNIFORMES

Prefeita Reila Naves fará em breve entrega de NOVOS UNIFORMES aos alunos da rede municipal de ensino de Turvelândia. “Queremos cada vez mais investir na educação e bem estar dos alunos!”, relatou a prefeita Reila.

O uso de uniforme por estudantes teve influência do exército, que já adotava esse estilo de vestimenta única para todos os seus militares. No Brasil, eles começaram a ser utilizados por estudantes a partir de 1890, na Escola Normal, localizada em Niterói, no Rio de Janeiro.

Quando foram criados, um de seus objetivos era representar a tradição da escola, com seu símbolo e cores. Os alunos ao vestirem o uniforme deviam manter um comportamento exemplar, zelar pelo nome e imagem do estabelecimento ao qual pertenciam, dentro e fora dele.

Atualmente a maioria das escolas adota o uniforme para crianças e adolescentes. Na verdade ele é um item prático, que facilita o controle de vestimenta pela escola e representa para os pais uma economia com as roupas dos filhos.

Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los. Conheça alguns deles:

Segurança aos alunos: evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar;
Economia: evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.
Respeito: incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.
Igualdade: evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.
Atenção voltada para o aprendizado: o uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem.

 

Prefeitura Municipal de Turvelândia
Trabalhando hoje, construindo o amanhã!

Compartilhar

Desenvolvido por