Turvelândia - GO

Gentílico: turvelandense

População:  5.195 habitantes

Área: 933,957 km²

Nos idos de 1940, a região onde hoje é localizado o município de Turvelândia só existia matas, cerrados e varjões. No ano de 1945, neste cenário de terra bruta e virgem o casal Jerônimo Pimenta Neves e Orcalina Vieira Neves, vieram para esta região, onde compraram uma grande gleba de terra denominada fazenda Boa Sorte, iniciando na região a agricultura do desmate e a criação de gado, incentivando outros fazendeiros a se mudar para esta região trazendo com eles vários trabalhadores rurais.

Na década de 1950 foi doada uma gleba de terra e deu-se inicio ao povoado de Turvelândia, nesta época a população do município era de aproximadamente 500 habitantes sendo 450 na zona rural e 50 na zona urbana.

A partir da década de 60 iniciou-se o plantio da cultura de arroz, cultura esta que exigia grandes demandas de mão-de-obra braçal. A partir da década de 1970 teve inicio o cultivo da cultura de algodão e milho. Em 1980 foi implantada na região a usina de cana-de-açúcar Vale do Verdão Açúcar e Álcool, fazendo com que trabalhadores de varias regiões mudassem para o município em busca de trabalho, aumentado gradativamente a população, principalmente urbana.

O município de Turvelândia fica situado na Microrregião Vale do Rio dos Bois, distante 220 km de Goiânia.